Aprenda a fazer o Saci e o Curupira de forma bem fácil! Uma forma simples e ótima de trabalhar o folclore nacional no ambiente escolar. Confira:
Como fazer o Saci
Moldes para fazer um Saci
Um pouco sobre o Saci:
O Saci-pererê é uma figura presente no folclore brasileiro, caracterizada por um menino negro e travesso que fuma cachimbo e carrega uma carapuça vermelha que lhe concede poderes mágicos. A lenda do Saci-Pererê revela que o Saci tem apenas uma perna.
O termo “Saci” é oriundo do termo tupi sa’si que representa o nome de um pássaro. Esse pássaro é conhecido pelos nomes “Saci”, “Matimpererê” ou “Martim-Pererê”, em tupi: matintape’re.
O Saci-Pererê também é conhecido pelos nomes Saci-Cererê, Matimpererê, Matita Perê, Saci-Saçurá e Saci-Trique.
Em 2005 foi instituído o Dia do Saci no Brasil: 31 de outubro.
Como fazer o Curupira
Moldes do Curupira:
Um pouco sobre o Curupira:
O curupira é um anão forte e ágil de cabelos ruivos, presente nas lendas do folclore brasileiro.
A lenda do curupira diz que ele é o protetor das florestas, que mora na mata e vive fazendo travessuras.
Uma das principais características do curupira é possuir pés virados para trás. Dessa forma, ao caminhar, o curupira consegue enganar alguém que pretenda segui-lo olhando para suas pegadas. O perseguidor pensará sempre que ele foi na direção contrária.
O Curupira, conhecido como “demônio da floresta”, assobia e utiliza falsos sinais.
Ele reúne muitas histórias que envolvem mistérios inexplicáveis, por exemplo, o desaparecimento de caçadores, bem como o esquecimento dos caminhos.
Dizem que com seus pés virados para trás, o curupira engana e confunde as pessoas que danificam seu habitat, por exemplo, os caçadores, madeireiros, lenhadores, etc.
Esse personagem folclórico não gosta de locais muito habitados e, por esse motivo, prefere viver nas florestas. Outra característica do Curupira é que gosta muito de fumar e de beber pinga.
Uma característica e, talvez o ponto fraco do Curupira, é a sua curiosidade. Assim, a lenda adverte que para escapar de suas armadilhas, a pessoa deve fazer um novelo com cipó e esconder bem a ponta.
Confira também: Aprenda a fazer o Boitatá e Bumba-meu-boi
Deixe uma resposta