Deixamos sugestões de atividades sobre os Cinco Sentidos para Educação Infantil para imprimir. Trabalhar os cinco sentidos na educação infantil é uma necessidade para os professores visto que é na infância onde começamos a nos autoconhecer. As atividades postadas hoje lhe ajudarão a passar o conhecimento para os alunos e estabelecer objetivos como: identificar os cinco sentidos, desenvolver o autoconhecimento, reconhecer e identificar os diferentes sons, cheiros, sabores, texturas e imagens, compreender as sensações que nos são despertadas, reconhecer os diferentes sentimentos que podemos ter.
No processo de desenvolvimento infantil conhecer os sentidos, é conhecer a nós mesmos. As atividades dos cinco sentidos estão prontas para imprimir e serem aplicadas na sala de aula.
Imprimir Atividades sobre os Cinco Sentidos – Educação Infantil
Atividade de numerar os cinco sentidos
Os cinco sentidos e a atividade relacionada à visão
Os Cinco Sentidos na Educação Infantil
Nossos sentidos são as vias de acesso da informação ao cérebro. Segundo Aristóteles (apud Chedid, 2016, p. 1), cinco são os sentidos responsáveis por toda codificação sensorial, são eles: visão, audição, tato, olfato e paladar. Para esse filósofo “nada está no intelecto sem
antes ter passado pelos sentidos”.
Na escola, segundo Chedid (2016, p. 3), o ambiente deve ser rico em estímulos, o mesmo conteúdo deve ser ensinado de várias formas, permitindo que várias áreas do cérebro sejam trabalhadas. Isso porque há alunos com preferências sensoriais diferentes, ou seja, alguns são visuais, outros auditivos e outros ainda são cinestésicos (Uma pessoa que aprende por meio da ação corporal).
Segundo o mesmo autor, por meio dos cinco sentidos o ser humano conhece e reconhece as coisas e pessoas que o cercam. Eles são utilizados em todos os momentos e estão ligados a nós. Conhecê-los é conhecer a nós mesmos. Sendo assim, é na escola, desde a mais tenra idade, que devemos explorá-los por meio das mais diversas atividades lúdicas e as sugestões de atividades para trabalhar os cinco sentidos mostradas acima.
É através da experiência sensorial que se obtém todo o conhecimento, ou seja, o conhecimento vem dos cinco órgãos dos sentidos (ver, ouvir, sentir, degustar e cheirar), que são os canais de captação de novas informações.
Sem os sentidos não poderíamos interpretar as variações do meio e, portanto, não poderíamos agir adequadamente diante de uma situação de perigo.
Segue o que se entende por cada um dos cinco sentidos:
1) A visão é o sentido capaz de perceber a luz e a formação de imagens (estímulos luminosos), por meio dos fotorreceptores localizados nos olhos, mais precisamente na retina.
2) A audição é o sentido capaz de captar e perceber as ondas sonoras, por meio dos fonorreceptores localizados em uma região da orelha denominada de cóclea.
3) O olfato é o sentido capaz de captar o odor das partículas químicas presentes no ar, por meio dos quimioreceptores localizados no epitélio olfatório, localizado no alto da cavidade nasal.
4) O paladar é o sentido capaz de perceber os sabores dos alimentos, por meio dos quimiorreceptores localizados nas papilas gustativas, distribuídas por toda a língua, palato, faringe, epiglote e laringe. O olfato também ajuda a perceber o sabor.
5) O tato é o sentido capaz de perceber as texturas, dor, temperatura e pressão,por meio dos mecanorreceptores presentes em toda a pele, mucosas e algumas vísceras.
Pode-se citar pesquisadores que elucidam a importância do corpo para o conhecimento e, dessa forma, reforçar a necessidade do trabalho com os cinco sentidos na Educação infantil.
São eles: Maria Montessori e Tafner e Fischer.
Deixe uma resposta