Um dos desafios quando se está estudando português e as matérias dessa disciplina, é aprender todas as parte dessa complexa língua. Hoje selecionamos Atividades sobre Adjetivos para imprimir e posteriormente aplicar na sala de aula com os alunos. Os adjetivos estão no dia a dia das pessoas, usamos eles para classificar nossos pertences, nossa comida, pessoas conhecidas, etc.
Com as atividades para imprimir e as suas propostas abaixo, esperamos auxiliar os professores a aplicarem esse tema com sua turma. Também deixaremos a explicação de o que é um adjetivo, os tipos de adjetivos, focando assim em facilitar o aprendizado dos alunos juntamente as atividades de adjetivos interligadas com interpretação de textos.
Imprimir Atividades sobre Adjetivos
Adjetivo é a classe gramatical que modifica um substantivo, atribuindo-lhe qualidade, estado ou modo de ser.
Um adjetivo normalmente exerce uma dentre três funções sintáticas na oração: Aposto explicativo, adjunto adnominal ou predicativo.
Classificação dos Adjetivos
As classificações podem ser trabalhadas em conjunto com as Atividades sobre Adjetivos.
Adjetivo explicativo:
É o adjetivo que denota qualidade essencial do ser, qualidade inerente, ou seja, qualidade que não pode ser retirada do substantivo. Por exemplo, lodo homem é mortal, todo fogo é quente, todo leite é branco, então mortal, quente e branco são adjetivos explicativos, em relação a homem, fogo e leite.
Adjetivo restritivo:
E o adjetivo que denota qualidade adicionada ao ser, ou seja, qualidade que pode ser retirada do substantivo. Por exemplo, nem todo homem é inteligente, nem todo fogo é alto, nem todo leite é enriquecido, então inteligente, alto e enriquecido são adjetivos restritivos, em relação a homem, fogo e leite.
Obs.: Sempre que o adjetivo estiver imediatamente após o substantivo qualificado por ele, teremos o seguinte: Se ele for adjetivo explicativo, deverá estar entre vírgulas e funcionará sintaticamente como aposto explicativo: se for adjetivo restritivo, não poderá estar entre vírgulas e funcionará como adjunto adnominal. Por exemplo: O homem, mortal, age como um ser imortal. Nessa frase, mortal é adjetivo explicativo, pois indica uma qualidade essencial do substantivo, por isso está entre vírgulas e sim função sintática e a de aposto explicativo. Já na frase O homem inteligente lê mais, inteligente é adjetivo restritivo, pois indica uma qualidade adicionada ao substantivo, por isso não está entre vírgulas e sua função sintática e a de adjunto adnominal. Perceba que inteligente, apesar de não ser essencial a todos os homens, é especificamente ao universo de homens dos quais estamos falando. Caso o adjetivo restritivo esteja entre vírgulas, funcionará como predicativo. Por exemplo: O diretor, preocupado, atendeu ao telefone. Perceba que preocupado não é uma qualidade essencial a todos os homens nem o é ao diretor de quem estamos falando; o diretor possui a qualidade de preocupado apenas em um determinado momento – essa é a diferença entre o adjunto adnominal e o predicativo.
Adjetivo Pátrio:
É o adjetivo que Indica a nacionalidade ou o lugar de origem do ser. Observe alguns deles:
Estados e cidades brasileiros:
Acre = acreano
Alagoas = alagoano
Amapá = amapaense
Veja mais atividades de português:
Atividades sobre Substantivos Coletivos
Atividades sobre Substantivos Primitivos e Derivados
Atividades sobre Advérbios para Imprimir
Atividades sobre Sílaba Tônica para imprimir
Deixe uma resposta