Atividades escolares para o Dia dos Avós – 26 de Julho prontas para imprimir.
No dia 26 de Julho, se comemora o Dia dos Avós. Essa data foi escolhida devido a ser o Dia de Santa Ana, que segundo a Bíblia, é mãe de Maria e avó de Jesus, foi escolhida para homenagear todos os avôs e avós.
Os avós são figuras importantes na vida de todos nós. Principalmente na infância, oferecendo apoio emocional afetivo e até financeiro, em alguns casos.
Atividades para o Dia dos Avós
No ambiente escolar infantil, a data pode ser comemorada com desenhos para colorir, atividades escolares variadas, fazer algumas das receitas da vovó, ou mesmo convidar os avós para passar o dia na escola, integrando o ambiente escolar ao familiar.
Uma dica legal, seria utilizar o fato de a maioria dos avós serem imigrantes ou com forte descendência de algum outro país. Leve os avós para a sala de aula e proporcione um compartilhamento de culturas e histórias diferentes. Com certeza seria um evento marcante nessa data!
Poderiam levar fotos antigas, brinquedos, contarem um pouco sobre como era a vida antigamente e fazer um comparativo com a atualidade.
Avôs e Avós em outras culturas
Nas culturas africanas, as avós e os avôs são as pessoas mais importantes da família. Na tradição Bantu, quando precisam tomar alguma decisão importante, as avós e avôs se reúnem ao redor de uma árvore especial para se aconselhar com seus antepassados.Chamada de ” Árvore dos Antepassados”, geralmente é plantada pelo homem mais velho da família.
Os povos Larubás, que vieram para o Brasil do Benin, Nigéria e Togo, tinham em sua cultura a” Akpalôs”, palavra que siginifica “fazedora de alô”. As Akpalôs eram senhoras de idosas que andavam no engenho contando histórias para as outras negras e para os meninos brancos – eram as “Vovós negras” que ajudaram a transmitir sua cultura e a transformar a língua portuguesa. Muitas palavras usadas pela linguagem infantil nasceram dessa troca entre as Akpalôs e os meninos brancos:dodói, miau, au-au, dindinha, pipi, bumbum.
As crianças indígenas têm uma relação muito próxima com suas avós e seus avôs. Com eles aprendem muitas coisas como, por exemplo, a cuidar bem da natureza, dos animais, dos rios e das plantas. Desde cedo, as meninas cozinham com suas avós e meninos e meninas aprendem muitas brincadeiras com os avôs.
Para os povos orientais, as avós e os avôs são considerados os guardiões do saber familiar e, por isso, têm um papel fundamental na educação de seus netos. Quando os filhos se casam procuram morar próximo aos pais,para que os netos convivam com os avós cotidianamente. No Japão, diz-se que a morada dos filhos deve ficar a uma distância dos pais que permita levar o” missashiro” – sopa feita com pasta de soja – sem esfriar.
Deixe uma resposta